Fandango do Paraná: maio 2012

FANDANGO PARANAENSE

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ASSOCIAÇÃO CULTURAL MESTRE MARTINHO

Está sendo criada em Morretes a Associação Cultural Mestre Martinho, que incentivará nos jovens a cultura local e regional como o fandango, a dança do pau de fita e oficinas diversas.

A preservação da memória histórica e cultural das tradições musicais regionais, a divulgação da música, do folclore, da cultura e artes em geral, bem como o fomento e a realização de atividades de cunho artístico-culturais, mediante ensino, pesquisa, oficinas, produção de espetáculos, geração e disseminação da produção de bens, atividades e serviços artístico-culturais e sociais, incentivando o desenvolvimento integrado e responsável da região, bem como o aprendizado musical e cultural local e regional em seus múltiplos aspectos e vocações é a finalidade da ACMM.

O nome da associação surgiu como uma forma de homenagear o grande mestre fandangueiro de Morretes, seu Martinho dos Santos. 

Os interessados em participar da assembléia geral para aprovação do Estatuto e eleição da diretoria favor enviar email para: mestremartinho@oi.com.br

Visite o blog da asssociação:

http://acmestremartinho.blogspot.com





sábado, 19 de maio de 2012

BAR AKDOV - SUPERAGUI


Akdov, o bar, é a terceira empreitada comercial de Laurentino, caiçara nascido lá pros lados de Rio dos Patos. A comunidade que fica lá no interior do parque já teve até campo de futebol e igreja, mas hoje está desaparecendo.

Antes do bar ele teve mercearia. Duas vezes quebrou. Diz que dinheiro na ilha só circula no verão – quando turismo e pesca estão em alta. No restante do ano a turma se vira como pode...

Com o Akdov ele acertou a mão. O espaço é rústico, mas não falta nada. Estão lá a alegria, a conversa fiada, a roda de fandango, um ou outro cachorro fugindo do sol e muita cataia.

Há mais de 20 anos na ativa, o Akdov já virou referência entre os fandangueiros do litoral. O nome foi inspirado por uma vodka. “Quando vi uma garrafa dessa tal de Akdov... Na primeira vez eu já gostei. Aí disse pra mim mesmo que se tivesse bar ia chamar Akdov”.

Hoje vem gente de toda parte para curtir o fandango do botequim caiçara e o lugar virou referência também para os fandangueiros. "Aqui é rustico, é é assim que a turma gosta".
Pedro MIranda, Antonio Leotério (in memorium) e Laurentino - Foto Daniel Caron

 TEXTO DE DANIEL CARON




   

quinta-feira, 17 de maio de 2012

GRUPO MANDICUERA NO RIO DE JANEIRO

O Grupo Mandicuera da Ilha dos Valdares - Paranaguá, estará no Rio de Janeiro no dia 22 de maio realizando um baile de fandango
Vai ser na Rua da Lapa 145, sobrado - 2º andar
Entrada R$ 10,00

.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - PARANAGUÁ

Venha prestigiar uma das mais lindas manifestações religiosa e cultural do nosso litoral, a Festa do Divino Espírito Santo. 

De 2 a 3 de junho na Ilha dos Valadares em Paranaguá/PR
Alvorada dia 2 e 3 às 6 horas da manhã 
Encerramento e beijamento dia 3 às 18 horas

No sábado dia 2 haverá baile de fandango no Club Mangue Seco
ENTRADA LIVRE

Informações pelo telefone (41) 3425-5275
associacaomandicuera@yahoo.com.br



quarta-feira, 9 de maio de 2012

UMA TARDE FANDANGUEIRA

O fandango no quintal da Casa Mandicuera, na Ilha do Valadares em Paranaguá - PR, Estapeando as violas e os mosquitos: Aorelio Domingues e Miguel. esfregando a vara na rabeca: Mestre Zeca Martins; no machete, Marcio, na caixa, Jairo, e Poro de Jesus no adufo. - Fonte: Youtube.com.br

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Associação Cultural de Artistas, Músicos e do Fandango de Morretes - Grupo Amigos do Corujinha "ACAMFAM"

Foi criada em Fevereiro de 2012, a Associação Cultural de Artistas, Músicos e do Fandango de Morretes - Grupo Amigos do Corujinha "ACAMFAM".

A Associação participou neste carnaval da Escola de Samba Leões da Mocidade de Curitiba a convite do presidente Vilmar - com o bloco do Fandango Paranaense homenageado no enredo da Escola... fomos Vice-campeã do Carnaval 2012!

Estamos aproveitando a oficina de viola e rabeca com o mestre Zeca na Ilha dos Valadares - Grupo Mandicuera, com o objetivo de perpetuar esta cultura diz Luis Fabiano. Morretes não conta com nenhum outro grupo de fandango completo com violeiros, desde o falecimento da prof. Helmosa. Então faremos em breve oficinas em Morretes para que mais violeiros tenham esta oportunidade, e como na Ilha tenhamos vários grupos de fandango.




MUDANÇA DE LOCAL - BAILE DE FANDANGO EM MORRETES

OLÁ PESSOAL, HOUVE MUDANÇA DO LOCAL DO BAILE DE FANDANGO COM O GRUPO MANDICUERA AQUI EM MORRETES DURANTE A FESTA-FEIRA. VAI SER NO GINÁSIO DE ESPORTES. HORÁRIO DE INÍCIO AS 23:00 HORAS. AMANHÃ - SÁBADO - 05 DE MAIO.

VAMOS COMPARECER E PRESTIGIAR NOSSA CULTURA!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

NOVOS DOCUMENTÁRIOS

Sobre fazeres quilombolas e tramas fandangueiras
Documentários viabilizados pela Bolsa de Produção Crítica em Culturas Populares, da Funarte, são lançados na Cinemateca, por Patrícia Martins