Fandango do Paraná: EXPOSIÇÃO "INSTRUMENTOS MUSICAIS DO FANDANGO CAIÇARA"

FANDANGO PARANAENSE

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO "INSTRUMENTOS MUSICAIS DO FANDANGO CAIÇARA"

 
Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural - Promoart.

A exposição, que reúne cerca de 25 instrumentos musicais - entre rabecas, violas, adufos, caixas de folia, tamancos e machetes - encomendados diretamente aos artesãos dos municípios de Iguape e Cananéia (SP), Paranaguá, Morretes e Guaraqueçaba (PR), é parte das ações do polo Instrumentos musicais do  fandango caiçara, um dos 65 que fazem parte do Programa.

Além dos instrumentos musicais, foram produzidos - exclusivamente para o evento - seis painéis expositivos e um bonito catálogo com 44 páginas coloridas, contendo um texto etnográfico e cerca de 80 fotografias (de Felipe Varanda, Leco de Souza, José Eduardo Gramani e Alexandre Pimentel), que retratam os artesãos e os diferentes processos de construção de instrumentos.

A inauguração geral será no próximo dia 14 de outubro, às 19h, na Casa do Patrimônio de Iguape. De lá segue para Cananéia, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba, onde se encerrará no dia 19 de dezembro. Em cada município, teremos uma inauguração específica, com a participação especial de fandangueiros locais.

Fruto de um processo colaborativo da rede articulada pelo Museu Vivo do Fandango (a mesma responsável pela realização das duas edições do Encontro de Fandango e Cultura Caiçara, em 2006 e 2008, e pelo pedido de registro do Fandango como Patrimônio Imaterial do Brasil, junto ao Iphan), a exposição conta com a parceria regional da Prefeitura Municipal de Iguape, do Ponto de Cultura Caiçara (Cananéia), da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Morretes, da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá e da Cooperativa de Artesãos de Guaraqueçaba.

O Promoart é realizado pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro-Acamufec/Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan-DPI/Programa Mais Cultura/Ministério da Cultura, com parceria institucional e apoio financeiro do BNDES.

8 comentários:

  1. Boa noite!
    Gostaria de saber como é possivel contratar um grupo de Fandango, para uma apresentação em São Mateus do Sul-PR.
    Se puderem me ajudar, por favor, me contatem. Obrigado.
    Osvaldo Kricheski
    planejamento.9@gmail.com.br
    42 9917-9580

    ResponderExcluir
  2. Te mandei um email com o telefone do Nemézio Costa do Grupo Pés de Ouro de Paranaguá. Entre em contato com ele. Obrigado por visitar o blog.

    ResponderExcluir
  3. por favor quais são os intrumentos musicais do fandango alem dos que possuem ao inicio do texto.Obrigado pela sua atenção

    ResponderExcluir
  4. Os instrumentos básicos são aqueles ali mesmo. Alguns grupos de fandango utilizam o cavaquinho também. O próprio machete é uma espécie de cavaquinho. é o instrumento mais fácil de ser tocado, por isso ele é muito utilizado para a aprendizagem dos novos fandangueiros.
    Obrigado por visitar o blog.

    ResponderExcluir
  5. ola, eu gostaria de saber como faço para entrar em contato com algum dos contrutores, se eles realizam encomendas..

    ResponderExcluir
  6. Olá Mauricio. Vou postar os telefones de contato dos construtores. É só aguardar um pouco. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcos, gostaria de lhe apresentar um videozinho que fiz no Abacateiro em 2006 e 2016, eu e minha esposa somos apaixonados pelo fandango, espero que goste, https://youtu.be/fdUK_3X9psE

    ResponderExcluir