Fandango do Paraná: CORRENTE CULTURAL

FANDANGO PARANAENSE

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CORRENTE CULTURAL


PROGRAMAÇÃO:

06 de Novembro | início as 14hs | Gratuito
DOCUMENTÁRIO: Divino – folia, festa, tradição e fé no litoral do Paraná
De Lia Dias Marchi e Maurício Isaki
 O documentário mostra a força e a tradição das romarias em honra ao Divino Espírito Santo, que acontecem no litoral do estado do Paraná, no sul do Brasil. Acompanhando duas romarias, a de Paranaguá e a de Guaratuba, em pequenas localidades como Ilha dos Valadares, Barra do Ararapira, Empanturrado, a equipe registrou a fé e o dia-a-dia de homens e mulheres que se dedicam a seguir a bandeira do Divino, mostrando como pensam, sentem e valorizam suas tradições.

DOCUMENTÁRIO: Caiçara
De Geraldo Pioli
O documentário CAIÇARA foi concebido a partir do registro do II Encontro de Fandango e Cultura Caiçara, realizado em Guaraqueçaba no ano de 2008, um encontro de reflexão, muita música e dança, da qual participaram mais de 30 grupos do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O filme busca revelar o que significa o fandango na vida do caiçara. É um musical alegre e muito participativo que mostra acima de tudo, o envolvimento de muitos jovens que abraçaram o modo de vida simples do caiçara com muito orgulho.

RODA DE CONVERSA COM
Lia Marchi
Pesquisadora, documentarista e fundadora do projeto Tocadores e da Olaria Projetos de Arte e Educação
Aorélio Domingues
Fandangueiro, fundador da Associação de Cultura Popular Mandicuéra em Paranaguá. Exímio construtor de instrumentos e difusor da cultura caiçara.
Zé Muniz
Fandangueiro, historiador e pesquisador. Fundador do Grupo Fâmulos de Bonifrates e da Associação dos Fandangueiros de Guaraqueçaba. Atual coordenador do Ponto de Cultura Casa do Fandango
Leandro Diéguiz
Fandangueiro, violeiro e rabequista do Grupo Fâmulos de Bonifrates. Fundou o Grupo de Jovens fandangueiros Fandanguará e for Coordenador da
Daniella Gramani
Artista, pesquisadora e professora, mestre em Música pela UFPR. Fundadora do Grupo Mundaréu e Noivas do Alfredo. Atuou em projetos como o Museu Vivo do Fandango em 2005 e 2006 e Encontro de Fandango e Cultura Caiçara em 2008. Atualmente é professora do Departamento de Música da UFPB.

Todos receberão certificados de participação.

07 de Novembro | Início 16hs | Gratuito
Festa Caiçara no Terreirão do Mundaréu
Com Grupo Mandicuéra, Fâmulos de Bonifrates e Mundaréu

09 de Novembro | 18hs – 21hs | Gratuito
Oficina de Fandango Caiçara – 30 vagas

LOCAL
ESPAÇO CULTURAL TERREIRO DO MUNDARÉL
Rua Domingos Nascimento, 139
Próximo ao Cemitério Municipal - Curitiba - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário