Fandango do Paraná: SEU ALCIDES - SUPERAGUI

FANDANGO PARANAENSE

sábado, 18 de dezembro de 2010

SEU ALCIDES - SUPERAGUI


Ir a Superagui e não conhecer seu Alcides, tomar uma cataia e curtir um fandango é o mesmo que ir pra praia e não se molhar. Figurinha carimbada, desperta sorrisos e ganha admiradores a cada dia que passa. 

No meio dessa maravilha da natureza que é Superagui, que vive uma gente simples e hospitaleira, vive seu Alcides. Aos 92 anos, esbanja energia, dá um baile em qualquer garotão, é o primeiro a chegar no fandango e o último a sair. Muitos devem estar perguntando, mas o que é fandango? O Fandango é uma manifestação cultural do litoral paranaense, dança-se aos pares ou em rodas. Uma curiosidade é que os fandangueiros utilizam umas tamancas, produzidas por eles mesmos, que juntadas ao som de rabecas, formam a batida ideal para uma dança de pura energia. Em Superagui, ela é comandada pelo mestre Alcides, conhecido e respeitado por todos como “Seu Alcides”.

Seu Alcides desperta a atenção até dos menos atentos, pois, faça chuva ou sol, ele aparece no Akdov - um estabelecimento botequício - freqüentado pela comunidade que se diverte com as histórias dos pescadores, que saboreia uma cataia e ainda desfruta das belas manifestações do fandango. A cataia é uma bebida típica, na real é uma pinga curtida com folhas de uma planta nativa, que misteriosamente deixa a pinga com um cheiro e um sabor super agradável. Segundo Laurentino, que cuida do bar há mais de trinta anos, o bar se chama Akdov, em homenagem a bebida vodka, só que escrita de tráz pra frente. Ele conta que no início era mais que um bar, era uma venda do tipo secos e molhados, que vendia de tudo um pouco, mas que devido a algumas dificuldades, hoje só vendem bebidas e alguns docês. Entre uma pesca e outra, Laurentino divide os cuidados do bar com a esposa e o irmão "Caçula". Os freqüentadores continuam sendo atendidos nos moldes de antigamente, lá a “palavra” tem valor, não existem comandas ou fichas e até os turistas anotam na caderneta, tudo na base da confiança. O encanto da ilha não é apenas expressado pelas belezas naturais, mas principalmente pelo seu povo, pois não há como pensar em Parque Nacional, em preservação, em Cataia, em Fandando, sem pensar no povo maravilhoso que lá vive.

Também na confiança e no galanteio brilha seu Alcides, que logo após o anoitecer, chega no Akdov, todo arrumadinho, convidando as mocinhas pra dançar. É inacreditável como dança, suas pilhas parecem não ter fim e ele só para, quando a festança chega ao fim. Seu Alcides tem até comunidade de fãs no orkut e diz que o segredo da longevidade e de toda essa energia é se alimentar bem e não beber, ou melhor, tomar só uma cervejinha. Ele fala por si só, como pode ser visto no vídeo, deixando uma mensagem de respeito e amor pela vida.

Fonte: overmundo.com.br- Rita Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário