Fandango do Paraná: JOÃO BUSO - CANTADOR E CONTADOR DE HISTÓRIAS

FANDANGO PARANAENSE

sábado, 16 de julho de 2011

JOÃO BUSO - CANTADOR E CONTADOR DE HISTÓRIAS

         Numa época em que o protestantismo não estava inserido na região, o catolicismo não dava "conta" de visitar todas as comunidades, restava a eles - CAPELÃO - fazer a reza dos terço-cantado, novenas, cultos e outras celebrações de cunho religioso que necessitassem na comunidade.
        Não era diferente na Ilha Rasa, onde ali perto, nas Gamelas, residia Seu João Buso, como todos o conheciam. Seu nome João Alves Batista. nascido naquelas bandas pelos idos de 1930, seu João Buso era um exímio violeiro de fandango, cantador de Romaria do Divino Espírito Santo, Puxador do Terço-Cantado (o último Capelão) e um grande contador de histórias e causos de nosso povo Caiçara.
João Buso - foto: Felipe Varanda / Museu Vivo do Fandango
 Conhecedor das antigos fandangos, era muito procurado, tendo contribuido para inúmeras pesquisas que retrataram a cultura caiçara, sendo que no ano de 2009, por iniciativa do Grupo Mandicuera foi selecionado no Prêmio Culturas Populares Mestra Izabel artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha/MG prêmio da Secretaria da Diversidade Cultural/Ministério da Cultura.
        Muito de seu conhecimento, repassado ao Grupo Mandicuera, hoje faz parte dos espetáculos e do acervo deste, que em breve lança um documentário sobre a vida e o conhecimento de João Buso acerca do Terço-Cantado, tradição esta que seu João fez questão de ensinar para Aorélio Domingues, após este ter concordado com o pacto que segue o repasse deste conhecimento: "aquele que aprender terá que cantar no velório do Mestre que o ensinou"...

... e assim fez Aorélio, neste mês de junho, quando faleceu o Mestre João Buso. 
João Buso e Aorélio Domingues - imagem captada do documentário "Divino folia, festa, tradição e fé no litoral do Paraná".

Maiores informações sobre João Buso, acesse o blog Informativo Nosso Pixirum no link acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário