Fandango do Paraná: FALECEU MESTRE EUGÊNIO

FANDANGO PARANAENSE

terça-feira, 6 de setembro de 2011

FALECEU MESTRE EUGÊNIO


Verdadeira referência do fandango paranaense, Mestre Eugênio, morador da Ilha dos Valadares em Paranaguá, faleceu no último domingo, dia 04, deixando de luto a cultura parnanguara, paranaense e até brasileira.
Ele, que foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela contribuição à cultura brasileira no incentivo à propagação do fandango, dança típica do Litoral Paranaense. O presidente Lula e o então Ministro da Cultura, Gilberto Gil fizeram entrega das honrarias em novembro de 2006. Mestre Eugênio foi classificado na classe de Comendador na área de cultura popular.
“Era um grande entusiasta da cultura de Paranaguá”, também disse o prefeito José Baka Filho ao anunciar seu falecimento na reunião de secretariado nesta segunda-feira, pela manhã. “Um verdadeiro lutador da cultura, assim como toda a família, na Ilha dos Valadares”, continuou.
Violeiro e construtor de viola era uma das memórias da cultura caiçara, sempre trabalhando para preservação do fandango.
“O Fandango do Paraná está de luto com o falecimento do Mestre Eugênio”, finalizou o prefeito Baka de Paranaguá".

3 comentários:

  1. Marcos Flavio Malucelli6 de setembro de 2011 às 09:29

    É com muito pesar que comunico o falecimento do mestre Eugênio. Um homem humilde e grande incentivador do fandango. Fará muita falta não só pelo seu envolvimento com o fandango, como pelo seu caráter.

    ResponderExcluir
  2. "o club mangue seco tambem esta de luto "mestre Eugênio foi un dos primeiro a tocar no club e divulgar essa cultura tao bonita q e o fandango uma parceria q mostrou , mesmo sem apoio que e possivel a realizar os bailes de fandango mesmo sem receber qualquer pagamento,apenas divulgar a cultura do nosso litoral!!!!

    ResponderExcluir
  3. o que falar de um Mestre, aliás um GRANDE MESTRE. Lembro-me apenas das risadas e histórias e quantas risadas. quanta sabedoria. Vá em pazzzzzzzzzz Mestre Eugênio. Muito obrigado pelos seus ensinamentos.

    ResponderExcluir