Fandango do Paraná: ZÉ MUNIZ - HISTORIADOR, PESQUISADOR E FANDANGUEIRO

FANDANGO PARANAENSE

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ZÉ MUNIZ - HISTORIADOR, PESQUISADOR E FANDANGUEIRO

Zé Muniz
José
José Carlos Muniz, conhecido como Zé Muniz, nasceu na cidade de Guaraqueçaba no dia 29 de dezembro de 1982. É filho de José Hipólito Muniz e Maria Aparecida Pires Muniz.
É graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá – FAFIPAR.
 
Como formação complementar, possui:
Extensão universitária em Educação Patrimonial pela UFPR,
Extensão universitária em História da Arte pela FAFIPAR,
Gestão e Documentação de Acervos/MINC/IPHAN/SEEC PR, Ação Educativa em Museu – UFPR, Construção de instrumentos musicais – SEEC/GOV PR,
Capacitação para Operação Verão – SEMA/IAP,
Oficina de Idéias e projetos Culturais – Associação Caburé/Museu Vivo do Fandango
Monitor Ambiental – IPG/Guaraqueçaba
Confecção de Rabeca e Cavaquinho – Assoc. Artesãos de Guaraqueçaba
Qualidade no atendimento ao cliente – Fundação O Boticário/UNILIVRE/SEBRAE

Zé Muniz é professor no Colégio Estadual Marcílio Dias em Guaraqueçaba, é coordenador, pesquisador e fandangueiro do Grupo Fandanguará, é colaborador da Casa do Fandango de Guaraqueçaba, é ator bonequeiro e pesquisador do Grupo Fâmulos de Bonifrates.
Mamulengo Fâmulo de Bonifrates
Fez consultoria voluntária no Projeto Sobre-Posição Caiçara, foi monitor de exposição da Universidade Federal do Paraná – MAE, estagiário da Fundação de Turismo Nelson de Freitas Barbosa – FUMTUR PGUÁ, fez estágio no Instituto Ambiental do Paraná – IAP, é sócio-fundador da Associação dos Fandangueiros de Guaraqueçaba e participou de muitos outros projetos.

Alguns prêmios e títulos:

2010- 4º Premio de Teatro Miryam Muniz (com o Grupo Mundareu - Ctba), MINC Ministerio da Cultura - FUNARTE - Governo Federal

2007 -  Estagiário de Qualidade, FUMTUR Fundação de Turismo de Paranaguá / Prefeitura Municipal de Paranaguá

2007 - Prêmio Culturas Populares 2007 - Mestre Duda 100 Anos de Frevo (Grupo Fâmulos de Bonifrates), Ministério da Cultura - Governo Federal

2001 - Campeão do III FAEP Festival de Arte Estudantil de Paranaguá / Grupo Fâmulos de Bonifrates, Núcleo Regional de Educação de Paranaguá

1997 - Campeão Paranaense de Teatro (Ambiental/Amador) / Grupo Pirão do Mesmo, Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Possui artigos em jornais e revistas e três livros publicados e é responsável pelo blog Informativo Juvenil Nosso Pixirum, cujo link encontra-se em Links Culturais aqui no blog.

Enfim, Zé Muniz é mais uma pessoa importante para a nossa cultura caiçara, para o nosso fandango e para a nossa história. Um profundo conhecedor e historiador da cultura caiçara.

Muita Pazzzzz Zé Muniz!


5 comentários:

  1. Legal! agradeço a valorização. BRIGADÃO... Muita pazzzzzzzzzzz...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, José Muniz!!! Inicialmente, eu gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pela divulgação da cultura caiçara. Eu estou procurando artigos e materiais sobre a região da Vila de Ararapira, pois vou tentar doutorado na USP este ano e a minha pesquisa será sobre o processo de erosão que ocorre na região. Além da parte geológico-geomorfológica, eu vou falar um pouco sobre a história do lugar. Eu já tenho alguns artigos, mas li que você escreveu uma monografia no seu curso de História sobre Ararapira e esse trabalho me interessou bastante. Como eu posso ter acesso a ele? Desde já, eu agradeço a sua atenção. Abraços, Valesca

    ResponderExcluir
  3. Valesca, esse blog não é do Zé Muniz. Eu postei uma matéria falando sobre ele. Você pode falar com ele no email muniznativofilho@yahoo.com.br

    O blog dele é:
    http://informativo-nossopixirum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos!!! Mil desculpas pelo equívoco, mas te agradeço me passar o link do blog dele e o e-mail. Eu percebi que o seu blog está mais voltado para o fandango, acertei? Você possui algum material sobre além das suas reportagens? Eu sou admiradora e tive a maravilhosa oportunidade de ver uma apresentação de Fandango em Cananéia. Tenho um CD que consegui com muita dificuldade e ouço sempre!!! Muito obrigada pela atenção. Abraços, Valesca

      Excluir
  4. Tenho algum material como DVDs sobre o fandango e CDs com modas de fandango. Você pode fazer os pedidos através do email do blog: fandangodoparana@oi.com.br

    ResponderExcluir