Fandango do Paraná: VIOLA CAIÇARA - INTERCÂMBIO BRASIL/PORTUGAL

FANDANGO PARANAENSE

quarta-feira, 27 de julho de 2016

VIOLA CAIÇARA - INTERCÂMBIO BRASIL/PORTUGAL

O PROJETO

O projeto une a antropóloga Patricia Martins, junto a uma fotógrafa/videomaker, Antônia Moura, acompanhando o trajeto de um violeiro e luthier de instrumentos musicais caiçaras, Aorélio Domingues, em busca da viola beiroa na região da Beira Baixa em Portugal. Investigar as relações marcadas por saberes e fazeres específicos, as violas caiçaras e portuguesas, com suas afinações, acorde e timbres formam um universo musical único. Em conjunção com este fazer musical, relacionam-se processos técnicos de confecção de instrumentos musicais, onde, através destes ofícios, materializam-se saberes. A proposta está em fazer confluir estes processos e musicalidades, propiciando o encontro e intercâmbio de mestres da viola.


Toda a viagem terá um registro audiovisual, etnográfico e de documentação sonora. Em parceria com o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e com a universidade ISCTE-IUL de Lisboa, o projeto fará uma exposição de fotos dos mestres, danças e instrumentos do fandango do litoral do Paraná e a exibição comentada do documentário etnográfico "Trânsitos caiçaras em redes fandangueiras" e ainda realizará dois workshops, o primeiro com a temática da etnofotografia e o seguinte com a temática de técnicas de construção de violas e rabecas caiçaras.


PORQUE APOIAR?

Acreditamos que este intercâmbio será uma ótima oportunidade de estabelecer redes de trocas entre artistas e pesquisadores a partir da observação, criação e análise de conexões deste fazer musical. Essa campanha visa somar esforços para que este processo de pesquisa e intercâmbio seja possível de se realizar, contamos com o apoio do Ministério da Cultura, através do edital de Intercâmbio Cultural, porém o mesmo foi suficiente para a compra dos bilhetes aéreos, seguro-saúde e parte da alimentação da equipe, sendo necessário sua ajuda para podermos permancer ao longo de 30 dias necessários para a conclusão da proposta.

A hora é agora! Contribua com
Viola Caiçara - Intercãmbio Brasil/Portugal




Nenhum comentário:

Postar um comentário