De 19 a 21 de agosto, acontece, em Paranaguá, a 7.ª Festa do Fandango Caiçara. O objetivo é fortalecer a cultural local através da troca de ideias em torno da única dança tipicamente paranaense e também a culinária local.
O evento será aberto às 15h, no auditório da Casa Cecy, com uma reunião do comitê Provisório de Salvaguarda do Fandango Caiçara. Às 19h, na Praça Cyro Abalém, será realizada uma mesa de abertura com representantes do grupo Pés de Ouro, Mandicuera, da Ilha dos Valadares, Mestre Romão, Fundação Municipal de Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e também com representantes da Secretaria de Estado da Cultura.
Ainda na sexta-feira, 19, na Praça Cyro Abalém, na sequência, será feito o lançamento do livro "Ilha dos Valadares: História, Cultura e Meio Ambiente", escrito por Janelize Nascimento Felisbino e Cinthia Maria Sena Abrahão, e também abertura da Exposição Fotográfica de Caroline Castanho e Daniel Castellano.
A programação de sexta-feira finaliza com o coquetel caiçara seguido de baile de fandango.
No sábado, 20, as atividades iniciam às 8h com a abertura da cozinha caiçara na Associação Mandicuera.
A partir das 10h, iniciam as oficinas, dentre as quais a de toques e versos com o Mestre Nemésio e o fandangueiro Aroldo. Na casa do Mestre Romão, bairro Sete de Setembro na Ilha dos Valadares haverá oficina de batidos e bailados. Na Associação Mandicuera acontece a oficina de preparação do Barreado e também de confecção de instrumentos de fandango com prosa a respeito das técnicas para construção de instrumentos de fandango caiçara.
A programação de sábado ainda conta com grupo de trabalho (Colégio Cidália Rebello Gomes), transposições didáticas, e transmissão de saberes. Às 14h, na Capela do Divino, haverá prosa sobre a vivência de mulheres com o Fandango Caiçara. Às 17h, Assembleia Caiçara (Praça Cyro Abalém) com apresentação de resultados referente as Políticas de Transmissão / Lei Municipal de Fandango Caiçara.
Às 20h, na Praça Cyro Abalém, será feita uma exibição (pré-estreia do projeto Registro de Toques dos Mestres do Fandango) da pesquisadora Lia Marchi. Às 21h, na Praça Cyro Abalém, o sábado encerra com baile de Fandango Caiçara com os grupos Raízes Fandangueiras (Superagui), Grupo Ilha dos Valadares, Fandango Caiçara de Ubatuba, Mandicuera e Manema.
A programação encerra no domingo, 21, às 8h, com a cozinha caiçara na Associação Mandicuera, 11h, na Capela do Divino, às 16h, na Praça Cyro Abalém festividade de encerramento com comidas típicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário