Estive nesse fim de semana em Iguape/SP participando de uma reunião sobre o projeto descrito abaixo, para garantir a propriedade e soberania dos territórios habitados pelas comunidades tradicionais caiçaras, perpetuando o seu modo de vida e sua cultura. Publiquei também aqui no blog o Decreto nº 6.040 de 7 de fevereiro de 2007 que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. CLIQUE AQUI PARA LER O PROJETO.
PROJETO:
ESCOLA CAIÇARA ITINERANTE: SEMEANDO NOVAS LIDERANÇAS E PERPETUANDO A CULTURA DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Objetivo: Mobilizar e articular as comunidades tradicionais caiçaras do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, para conhecimento dos seus direitos e defesa de seus territórios na continuidade dos seus saberes e prática tradicionais culturais.
Público: Comunidades Tradicionais e Pontos de Cultura
1ª FASE Setembro e Outubro 2011 | Setembro: Visita as comunidades do litoral sul do Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo (Paraty, Trindade e Ubatuba) Outubro: Visita as comunidades do litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná (Peruíbe, Miracatu, Iguape, Cananéia, Cardoso, Curitiba, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba) |
2ª FASE Outubro e Novembro 2011 | Capacitação sobre direitos e defesa das comunidades tradicionais caiçaras. 21/10 as 10 hrs – Trindade/RJ (Praia do Meio – Rancho dos Pescadores 06/11 as 14 hrs – Iguape/SP (Escola Benedito Rosa Carneiro) |
3ª FASE Março/2012 | Encontro Interestadual em São Paulo (Juréia) – Criação da Coordenação Nacional dos Povos Caiçaras 17/03 – Juréia (local a ser confirmado) |
4ª FASE | Elaboração de cartilha com informações do Projeto e suas ações |
Coordenação do Projeto: Dauro Marcos do Prado – (13-81456662) dauro_itatins@yahoo.com.br
Apoio: Adriana Souza Lima – (13-97752903) dri_guarau@hotmail.com
Agentes Locais: Robson D. Possidonio, Ana Rosa, Gerson Florindo, Cleiton C. do Prado, Antonio Lara Mendes, Natalia L. de Oliveira, Marcos Venicius de S. Prado e Eloir Paulo R. de Jeus (Poro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário