Fandango do Paraná: RIO DOS PATOS - GUARAQUEÇABA

FANDANGO PARANAENSE

terça-feira, 22 de novembro de 2011

RIO DOS PATOS - GUARAQUEÇABA

A região de Guaraqueçaba começou a ser ocupada a partir do século XVI, quando os bandeirantes paulistas atravessaram os sertões litorâneos com o objetivo de prear os índios e procurar ouro. Desde então, muitos europeus fizeram desse território ponto de passagem. Outros porém, como os portugueses, se fixaram e legaram muitas das manifestações culturais encontradas ainda hoje.

Já no século XX, recebe um contingente de migrantes vindos do sul do estado de São Paulo, proporcionando a criação de várias comunidades, entre elas a de Rio dos Patos. Como todas as comunidades da região, também está inserida na Área de Proteção Ambiental - APA de Guaraqueçaba, criada pelo Governo Federal em 1985.

Para chegar a essa localidade, é necessária uma longa viagem, pois a região é de difícil acesso. Partindo da cidade de Guaraqueçaba, viajando pela baía de mesmo nome, segue-se por via marítima, passando por outras comunidades costeiras como Tibicanga, Canudal e Sebuí, na Baía dos Pinheiros, até chegar ao Rio dos Patos. Com um pequeno barco ou canoa a remo, ou ainda a pé se o rio estiver na vazante, chega-se a um dos portos de areia, seguindo a pé durante duas horas por uma trilha ao longo da margem direita do rio até a comunidade.

A comunidade foi formada próxima ao Rio dos Patos pela família do senhor Julino Pereira, que instalou-se lá na década de 40, em busca de melhores terras. Nessa época viviam lá cerca de 200 pessoas, na sua maioria pertencentes à família Pereira. Por isso, tornou-se um ato comum o casamento entre primos. Os que não levam o mesmo sobrenome, são chamados pelos Pereira de "gente estranha", mesmo aquele que casa com pessoa da família.

As casas são todas de madeira, extraida da própria mata, sendo que as moradias cointém de um a três quartos e uma sala ampla, onde se realiza o fandango. As cozinhas, geralmente construidas a um metro de distância da casa, são de chão batido e cobertas com palha de uma folha conhecida como Guaricana. A iluminação é feita com velas, lampião a gás ou querosene e o tradicional fogo-de-chão, sendo este de fundamental importância, pois é ali que eles cozem os alimentos e, ao redor dele, acontecem as prosas, realizam as modas de viola e se aquecem no frio.

Comunidade de Rio dos Patos

Nenhum comentário:

Postar um comentário