Fandango do Paraná: DESRESPEITO COM O FANDANGO E COM A FAMILIA PEREIRA

FANDANGO PARANAENSE

quarta-feira, 14 de março de 2012

DESRESPEITO COM O FANDANGO E COM A FAMILIA PEREIRA


Atenção organizadores da festa de aniversário de Guaraqueçaba!

Não acredito que justamente Guaraqueçaba, que além de estar em festa pelo seu aniversário e é a terra do fandango fosse faltar com tamanho respeito com a família Pereira no dia de sua apresentação.

A apresentação dos Pereira inicialmente era pra ser sábado. mas a organização muda eles pra domingo; mas até dá para entender.

No domingo por volta das 22h começa a entrega das premiações de corrida rustica, canoa, cavalo....tudo aquilo foi muito demorado, ai na hora do grupo apresentar chamaram o Leonildo Pereira pra falar la na frente, ele subiu e começou a falar um pouco e logo chamou o grupo para estar no palco.

Dois minutos depois eles disseram que teriam que fazer os fogos antes da apresentaçao do fandango. Logo depois dos fogos, no outro palco ja começou a dupla sertaneja e o fandango foi praticamente massacrado e esquecido.

O Zé Pereira, que para mim é o melhor rabequista de fandango da nossa região foi embora chateado de madrugada, e olha que ele veio do Ariri só para essa apresentação.

Havia muitas pessoas  perguntando pelo fandango, gente que veio de curitiba, Paranaguá, de Superagui e de outros lugares para ver os mestres da família Pereira tocar e cantar.

Peço para a organização do evento, que em uma próxima vez acertem os detalhes da hora correta da apresentação de fandango, tratem os fandangueiros como verdadeiros mestres do fandango com muito respeito e consideração para evitar o que aconteceu no encerramento da festa de aniversário de Guaraqueçaba, porque afinal de contas Guaraqueçaba é conhecida aí por fora como a terra do fandango que atrai uma boa parte dos turistas.

Leonildo Pereira ainda disse para mim na quinta-feira a noite que estava muito contente em tocar e mostrar o fandango para os visitantes antes da dupla Gilberto e Gilmar.

Imaginem a desilusão dos fandangueiros ao serem tratados da forma que foram tratados.

Se liguem pessoal da organização!



5 comentários:

  1. Valeu. Apoio esta postagem e registro aqui minha indignação, por mais uma vez não ver o Fandango caiçara na festa da minha Guaraqueçaba, tbm por não ver nosso Hino Municipal (novamente esquecido e improvisado de última hora), nossa História (desvalorizada e com erros, pois não completamos 467 anos), a cerimônia cívica com poucas autoridades, muito pouca participação do povo, etc, etc, etc. Todos estão contentes, pois, como dizem, "foi um festão", mas não estão analisando a situação, a aniversariante, a tão amada e querida Guaraqueçaba, ao meu ver foi desrespeitada... mais uma vez. Não deveríamos nos orgulhar do "festão", "dos shows nacionais" - deveríamos é nos envergonhar de novamente tratarmos com desrespeito nossa terra-mãe.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Zé Muniz. Considero Guaraqueçaba como a minha segunda cidade e tenho o mesmo carinho por ela quanto tenho por Morretes, e exatamente por isso fico triste em saber que acontece a mesma coisa nas duas cidades. O pessoal fica contente com o festão e esquece das principais coisas como as tradições culturais. Em Morretes o carnaval foi esquecido já há muito tempo, agora quem quiser tem que se contentar com batidão e funk na rua, já se foram os bailes de clubes. Guaraqueçaba conseguiu transformar seu aniverário em um evento anual que atrai vários turistas mas deixa a desejar nos quesitos tradição, cultura e civismo. O negócio é festerê mesmo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DE SUA CRÍTICA À ORGANIZAÇÃO DA FESTA, ESTIVE NA CIDADE SÓ PARA ESTE EVENTO, APRESENTAÇÃO DA FAMILIA PEREIRA,E FOI MUITO TRISTE A FORMA COMO TRATARAM OS VERDADEIROS MESTRES DESTA TRADIÇÃO TÃO BONITA DE NOSSO ESTADO

    ResponderExcluir
  4. opa vou manifestar minha opiniao aqui já q estive na festa de Guaraqueçaba justamente pra ver o fandango da Familia Pereira, q alias além de mim haviam outras pessoas só pra ver o fandango!!

    o q houve realemnte foi um desrespeito sem tamanho, o mestres do fandango estavam arrasados sem entender tamanha desfeita!!

    espero q a organizao do envento e tbm o prefeito leiam esse "post" e esses comentarios das pessoas indignadas com tamanho desrepeito ocorrido!!

    Muito obrigado Marcos, Zé Muniz, Jonas, por se manifestarem, espero q os esforços nossos - em ver coisas melhores acontecendo - tenham efeito!!

    Graciliano Zambonin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo.
      Com esses comentários, vocês não estão retratanto apenas o que aconteceu nesta festa e sim o que acontece todo ano. A desorganização é tanta que aos poucos estão afastando os visitantes por conta do "festão" medido pelo barulho das musicas modernas.

      Excluir