Fandango do Paraná: O Fandango de Morretes

FANDANGO PARANAENSE

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Fandango de Morretes

Historicamente, o fandango em Morretes esteve fortemente ligado aos pixirões e ao carnaval. Com a redução das práticas dos pixirões, os fandangos tornaram-se raros no município. Na década de 1970, sob a organização da professora Helmosa Salomão Richter, a cidade ganhou um grupo de fandango, constituído por fandangueiros tradicionais e jovens da cidade. O grupo viajou pelo país e teve um papel fundamental para o reconhecimento da importância do fandango em Morretes. Após o falecimento da Helmosa, o grupo encerrou suas atividades. Em 2001, o trabalho foi retomado por sua irmã, Laurice Salomão de Bona, que organizou o Grupo de Fandango Professora Helmosa, formado por jovens. Hoje o fandango na cidade é feito pelo grupo de jovens, mas existem antigos fandangueiros que podem ser visitados. Martinho dos Santos mora próximo ao centro, entretanto, para visitar os outros fandangueiros é preciso ir de carro. 

 Grupo de Fandango Profª Helmosa- Morretes

4 comentários:

  1. oi por favor,vocês podiam colocar coisas
    sobre como ele está hoje em dia sabe,
    eu procureie não enconteri para um trabalho de escolar para terminar dia:
    16/10/2.010
    estou chateada muito chateada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    obrigada por nada tchauuuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Bom dia anônimo,
    Olha, se eu não postei mais coisas sobre o fandango de Morretes, é porque não tem nada para postar. O que sei é que eles continuam ensaiando normalmente e de vez em quando se apresentam no coreto da praça. Pedi mais informaçõs para eles mas até agora não me mandaram nada.

    ResponderExcluir
  3. NO MOMENTO O NOSSO GRUPO ESTÁ SEM OS ENSAIOS, DEVIDO AO DIFÍCIL TRABALHO DE UNIR TODO O GRUPO, POSTERIORMENTE A ÚLTIMA APRESENTAÇÃO FOI NA ABERTURA DO CENTRO DE CONVENÇÕES, QUE VIRÁ TRAZER UM ÓTIMO LAZER AO NOSSO MUNICÍPIO. MAIS ADIANTE ESTAREI LHE INFORMANDO E ATUALIZANDO OS CONTATOS DO GRUPO. ABRAÇOS, DJAILTON (FANDANGUEIRO).

    ResponderExcluir
  4. OLÁ. PESSOAL!
    O GRUPO DE FANDANGO ESTARÁ REALIZANDO UMA REUNIÃO NESTE MÊS DE MAIO PARA DEFINIR DIAS DE ENSAIOS, ALÉM DE PODER ESTAR TRAZENDO NOVOS OPORTUNIDADES PARA JOVENS QUE QUEIRAM ESTAR PARTICIPANDO DESTE BELO TRABALHO CULTURAL. MAIORES INFORMAÇÕES FALAR COM A SRA. LAURICE (41)3462-1945.

    ResponderExcluir