Fandango do Paraná: ASSOCIAÇÃO DE CULTURA POPULAR MANDICUERA

FANDANGO PARANAENSE

domingo, 25 de julho de 2010

ASSOCIAÇÃO DE CULTURA POPULAR MANDICUERA

Mandicuéra, o sumo extraído da mandioca no processo de produção da farinha. Extrato este que dá nome à união de diferentes grupos que representam a cultura caiçara do Paraná, mais especificamente de Paranaguá. É nesse caldo que vem sendo geridos, desde 2003, projetos e idéias de fomento à produção da cultura popular local e de articulação comunitária.
O início se deu com a criação do Grupo de Cultura Popular Mandicuéra, que realizou o espetáculo Rufo de Adufo em parceria com o SESC em turnê por 15 estados Brasileiros, unindo fandango, boi-de-mamão e romaria do divino. Fazem parte da associação os grupos Pés-de-Ouro, Caiçaras do Paraná, Grêmio São Vicente, Grupo Mandicuéra, Grupo da Romaria do Divino, Boi de Mamão, Equipe Pamoná de ventrecha de Culinária Tipica entre outros.
Atualmente, a Mandicuera trabalha na elaboração de projetos como Orquestra Rabecônica Brasileira, Casa de Farinha, Fábrica de Instrumentos/ projeto Rabecando. Além do programa Fandango na Escola e de eventos permanentes, Fandango no Mercado, Entrudo de Carnaval, Festa do Fandango, Festa do Divino, Todos realizados em parceria com , Ministério da Cultura, Secretaria do Estado da Cultura Do Paraná.

Objetivos dessas atividades
-Divulgar as atividades populares da região;
-Repassar o conhecimento popular ?restrito?, através de oficinas;
-Incentivar a criação de novos grupos;
-Preservar o patrimônio imaterial do Paraná;
-Realizar a produção artística de grupos e espetáculos locais;
-Formar novos fandangueiros;
-Repassar o ritmo, métrica e todo universo que envolve o fandango batido;
-Colocar as pessoas em contato com uma tradição oral secular.

Histórico
A Associação Mandicuéra foi criada em 2003, sendo oficializada em setembro de 2004. Reunidos com o mesmo nome ? Mandicuéra - desde o início do ano, integrantes de diferentes grupos montaram e realizaram o espetáculo Rufo de Adufo. Com isso, músicos, batedores e produtores perceberam que unidos, os grupos poderiam realizar trabalhos de qualidade e com grande potencial de transformação.
Assim, além do fandango poderia ser feito o auto do Boi-de-Mamão e a Romaria do Divino, manifestações que ainda persistem na memória da população local. Com esse intuito, foi criada a Associação Mandicuéra de Cultura Popular Paranaense.

O evento Fandango no Mercado, idealizado pela Mandicuéra e tendo sua primeira realização em parceria com a Prefeitura Municipal de Paranaguá revitalizou esta manifestação como antigamente, foi dançado o baile nos três dias de carnaval, reunindo dezenas de pessoas no Mercado do Café. Foi diversão até o amanhecer e que rendeu à comunidade parnanguara a continuidade do evento, que agora é realizado, um sábado por mês.
Além de eventos, a Associação Mandicuéra também tem trabalhado no setor da educação, participando de projetos como o Paraná Fazendo Arte, da Secretaria do Estado da Cultura do Paraná e produzindo projetos como o Fandango nas Escolas, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e que atinge todas as escolas estaduais do litoral do Paraná, prevendo recursos didáticos, materiais e humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário