Fandango do Paraná: O QUE É O FANDANGO CAIÇARA?

FANDANGO PARANAENSE

domingo, 25 de julho de 2010

O QUE É O FANDANGO CAIÇARA?

O Fandango é um termo utilizado para definir uma série de manifestações populares, sendo normalmente associado a um baile “ruidoso”. Nos Litorais Sul e Sudeste do país, é um gênero que reúne dança e música e está fortemente associado à cultura caiçara. Sua prática envolve a fabricação e a execução de instrumentos como a viola de fandango, a rabeca e o adufo. Seu ambiente envolve também a organização de mutirões e trabalhos de pesquisa e afirmação cultural das práticas caiçaras locais.

Sua música é bastante complexa. Cada forma, definida pelo mestre violeiro, é chamada de “marca” ou “moda”, dependendo da região. Esta é acompanhada por danças específicas que se dividem em basicamente em duas categorias: os “valsados” (ou bailados) - dançados em pares por homens e mulheres - e os “batidos” (ou rufados), onde as mulheres acompanham os dançadores em coreografias, marcadas pelo batido no assoalho de tamancos de madeira.

2 comentários:

  1. em que ocasiões ele é apresentado?

    ResponderExcluir
  2. Antigamente o fandango era oferecido como forma de agradecimento pela ajuda nos pixirões ou mutirões de colheita de roça. Oferecido pelo dono da plantação ao povo que ia ajudar na colheita. Hoje em dia ele é apresentado em eventos culturais, aniversários municipais e bailes nas ilhas do Valadares em Paranaguá e ilha de Superagui em Guaraqueçaba. Em Paranaguá todo 2º sábado de cada mes tem baile de fandango no Mercado do Café.

    ResponderExcluir