Fandango do Paraná: FALECEU JOSÉ SQUENINE - FANDANGUEIRO DE SUPERAGUI

FANDANGO PARANAENSE

domingo, 9 de dezembro de 2012

FALECEU JOSÉ SQUENINE - FANDANGUEIRO DE SUPERAGUI


Foto Daniel Caron
Faleceu hoje o seu José Squenine. Descendente de Willian Michaud, era fandangueiro na ilha de Superagui.
Seu Zé animava os bailes de fandango no Akdov com seu jeito irreverente e crítico. Alegre e contador de histórias me ensinou muito sobre o fandango.
Quando comecei a aprender viola não conseguia entender direito os acordes. Depois de um tempo que o tio Zé me disse: "você não pode tirar o dedo daqui nunca!" e aí esclareceu o mistério do acorde.
José Squenine vai deixar muitas saudades a todos que frequentavam Superagui, o bar Akdov, seus amigos e familiares.
Fique com Deus tio Zé!

Uma de suas modas de fandango, o Boi Bandido:


BOI BANDIDO
Dondom
José Squenine – Barra do Superagui/PR
 
Fui fazer minha caçada
Que já tinha prometido
Não convidei mais ninguém
Só convidei meus amigos.
Quando cheguei lá no porto
O sol já tinha saído
Só pensei comigo mesmo
A caçada está perdida.
 
Fui entrando mato adentro
A procura do inimigo
Quando eu ia caminhando
Só escutei um rugido
Pedi pra Nossa Senhora
Nos livrai desse perigo.

Numa curva do caminho
Avistei o inimigo
Peguei na minha espingarda
O tiro já tinha saído
No outro lado do rio
O monstro estava caído
Vou falar pra todo mundo
Já matei o boi bandido.

Foto Marcos Flavio Malucelli



Um comentário:

  1. É com pesar que recebemos esta notícia... Nossa grande alegria é poder lembrar que neste mundo fandanguero teve mestres como Seu Squenine que de tudo fizeram para a continuidade de nossa tradição e vamos ainda ver muita gente cantando aquelas modas ensinada por ele e pelos seus de Superagui. Valeu Zé Squenine e vá com Deus!!!!!!!

    ResponderExcluir